O USO DA LETRA CURSIVA
A escolha da letra bastão está relacionada ao processo de construção das hipóteses da escrita. Durante a alfabetização inicial, os pequenos trabalham pensando quais e quantas letras são necessárias para escrever as palavras.
As letras de forma maiúsculas são as ideias para essa tarefa, já que são caracteres isolados e com traçado simples - diferentemente das cursivas, emendadas umas às outras.
O aprendizado da chamada "letra de mão" deve ser trabalhado com crianças alfabéticas, que já têm a lógica do sistema de escrita organizada.
Antes de estarem alfabetizadas, elas entram em contato naturalmente com as letras cursivas e as de forma minúsculas e até podem ser apresentadas a elas, desde que tal contato fique restrito à leitura.
* Janaína Albani Dias - Pedagoga; Especialista em alfabetização; Psicopedagoga; Professora alfabetizadora da rede pública Municipal da cidade de Gravataí/ RS.
Veja agora o vídeo dos alunos, treinando o movimento "mandão" da letra cursiva na lousa digital.
O VALOR DA LETRA CURSIVA EM NOSSA SOCIEDADE
Fonte: Carmen Silva Carvalho.“Construindo a escrita. Da letra de imprensa à letra cursiva”.
Plenarinho lança concurso de desenho
A Turma do Plenarinho sabe que são muitas coisas diferentes que podem fazer uma criança feliz, mas existem aquelas que são fundamentais, que vêm antes de tudo e que, sem elas, não importa o vídeo game de última geração ou o computador novo, as crianças não podem ser felizes.
No Brasil, o ECA foi criado justamente para que essas "coisas" fundamentais" estejam sempre garantidas. O ECA é o Estatuto da Criança e Adolescente e ele foi criado em 1990 para que ninguém tenha dúvida sobre os direitos que precisam ser garantidos para que a infância esteja sempre protegida.
Então chamamos as crianças a refletir: o que faz uma infância feliz? Elas vão colocar essa ideia no papel, para, num desenho bem bonito, conseguir traduzir a frase: "Uma infância feliz tem..."
Esse é o tema do concurso que a Turma do Plenarinho lançou sexta-feira, dia 20 de abril, para comemorar os 52 anos do Congresso Nacional em Brasília. Afinal, é daqui que saem as leis que devem proteger a infância brasileira! O prêmio são dois Ipod Touch.
Vamos às regras:
Nos desenhos, podem ser usadas as mais variadas técnicas. Serão aceitos materiais como lápis de cor, canetinha hidrocor, giz de cera, tintas, cola e recortes de papel, e tudo o mais que a imaginação quiser.
Cada criança poderá participar com um trabalho artístico inédito, no formato A4 (21cm X 29,7cm). Atrás, devem constar as seguintes informações, em letra legível: nome do autor, data de nascimento e título do trabalho. Além disso, mande junto uma ficha de inscrição com nome do autor, data de nascimento, endereço completo, telefone, e-mail, título do trabalho, escola e série.
O trabalho e a ficha de inscrição deverão ser colocados num envelope e encaminhados por correio ou entregues pessoalmente para o Plenarinho, Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados, Anexo I, 15º andar, sala 1503, CEP 70160-900. Não se esqueça de identificar o envelope com os dizeres "Concurso Uma infância feliz tem..."
Prêmio
Para premiação, as crianças serão divididas em duas categorias: de 6 a 10 anos e de 11 a 14 anos. Os melhores de cada categoria serão premiados com um Ipod Touch.
Prazos
Os desenhos deverão ser postados no correio até o dia 31 de maio. Desenhos enviados fora deste prazo não serão considerados. O resultado do concurso será divulgado no dia 12 de junho.
Turma do Plenarinho
http://www.plenarinho.gov.br/
“Projeto de Leitura – Literatura e Filosofia”
No fechamento da primeira etapa do projeto os alunos dos 2os anos assistiram ao curta “Os fantásticos livros voadores do Sr. Lesmore”, uma encantadora animação que ilustra a importância da leitura na vida do homem.
Veja o vídeo e as fotos abaixo:
Dicas para se divertir na Internet
Forme palavras - http://www2.uol.com.br/ruthrocha/forme.htm
Memória - http://www.brinquebook.com.br/brinque/memoria.htm
Quebra cabeça - http://www.brinquebook.com.br/brinque/quebracabeca.htm
Reciclagem - http://www.chamequinho.com.br/blog/?pagina=7&id_jogos=77
Histórias da Ruth Rocha - http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias.htm
Passatempo - http://www.abelhudos.com.br/passa_tempo/index.php
Aula de geografia
Utilizando os recursos da Robótica Educacional as crianças construíram diferentes moradias.
Projeto literário: O monstro que adorava ler
O projeto literário desenvolvido durante este trimestre conta a história de um monstro muito mau que vivia em uma floresta e que adorava assustar as pessoas.
Certo dia encontra um estranho objeto. Ele cheira, lambe e percebe que não tem gosto de nada.
Porém, este objeto estranho vai mudar sua vida de uma maneira surpreendente.
Esta história nos permite desenvolver atitudes que despertem interesse em aprender a ler não apenas para nós mesmos, mas de compartilharmos, com nossos amigos, a leitura de um livro.
O projeto literário é um convite para trabalharmos, de maneira contextualizada, a escrita e a leitura como fonte de prazer e também de muitas descobertas.
Através deste projeto, conseguimos fazer conexões e associações entre as disciplinas.
Enfim, é um ótimo livro para fazer quem não gosta muito de ler mudar de ideia.
Dando continuidade ao projeto “O monstro que adorava ler”, entre outras atividades, fizemos a criação de uma floresta assustadora, cenário da história utilizando o material de Robótica.
* Árvores mortas;
* Dragões;
* Folhas mortas;
* Lobos;
* Gritos de medo;
* Galhos caídos no chão;
* Árvores secas;
* Sons assustadores;
* Animais carnívoros;
* Um riacho de sangue;
* Ossos de esqueletos humanos;
* Cavernas assustadoras;
* Monstros e alienígenas;
* Facas e outras lâminas.